Blog da VB

MENTORIA NAS ORGANIZAÇÕES

BLOG (2)
Geórgia Villas Bôas

Geórgia Villas Bôas

Cada vez mais as empresas adotam os programas de mentoria como prática para desenvolvimento de talentos, acelerar aprendizados, capacitar profissionais que assumem posições de liderança, apoiar programas de trainee, processos de sucessão, entre outros objetivos.

Na literatura temos algumas definições tradicionais e clássicas de Mentoring:

“É um processo em que um profissional com experiência e conhecimento (mentor) orienta, apoia, desafia e, por meio de uma reflexão crítica, compartilha experiências, vivências e informações a respeito de carreira, da política e da cultura organizacional com um profissional jovem e menos experiente (orientado/mentorado), numa situação em que prevalece ausência hierárquica, privilegiando os interesses profissionais do orientado/ mentorado”. (Ferreira e Dutra)

Hoje percebemos uma atualização quanto estas definições, devido ao contexto da Carreira sem Fronteiras e redes sociais de desenvolvimento. (Higgins e Kram). Vale lembrar que temos processos com mentores mais jovens que seus mentorados. 🙂

BENEFÍCIOS DOS PROGRAMAS DE MENTORIA

São muitos os benefícios deste programa não só para a empresa, mas para todos os envolvidos e principalmente se feito de forma estruturada e profissional. É claro que os ganhos dependem do contexto e dos objetivos 🎯 da empresa com o programa de mentoria; ou seja, cada caso é um caso e a estrutura do processo sempre será pensada de forma personalizada.

4

Ao contrário do que muitos imaginam, a mentoria pode ser considerada por empresas de qualquer natureza e tamanho, afinal de contas, o que levamos em consideração são os objetivos de cada uma delas. É um processo totalmente viável e necessário para as grandes empresas, mas também um recurso valioso para as médias e pequenas, inclusive startups!

Quando a empresa inicia um programa de mentoria deve avaliar vários fatores, como por exemplo:

🔸 Comunicação clara dos objetivos do programa
🔸 Convite aos mentores e mentorados
🔸 Formação dos profissionais envolvidos, incluindo o RH
🔸 Construção das duplas
🔸 Processo de mentoria em si – reuniões / metodologia
🔸 Acompanhamento mentor / mentorado / processo
🔸 Supervisões

Pesquisas demonstram que as empresas que oferecem mentoria alcançam entre outros resultados, um nível superior de retenção, agilidade na adaptação do mentorado em uma nova posição, retenção do conhecimento e redução de custos com treinamento e desenvolvimento.

Mensurar os indicadores de sucesso de cada programa possibilita ter um cenário bastante completo dos ganhos para todos os envolvidos. Pois a mentoria vai além da empresa – mentor – mentorado, gerando um impacto mais amplo.

MAS SERÁ QUE TODO MUNDO DENTRO DA EMPRESA QUER SER MENTOR?

3

Ser mentor não é somente fornecer orientações e respostas durante transições profissionais ou situações complicadas, é mais que isso. É escutar, motivar e incentivar a fim de ajudar seu mentorado a chegar ao próximo nível e colocar em prática todo seu potencial. Antes de mais nada, ser mentor é estar disponível para o outro!

Muitos executivos sentem esta vontade de compartilhar suas experiências e atuar com mentoria possibilita isso. Talvez você não tenha percebido que já foi mentor informal em várias situações, ou ainda, já tenha vivido a experiência da mentoria formal dentro de sua empresa.

Alguns anos atrás, quando eu decidi atuar como mentora, o meu primeiro passo foi buscar uma formação. Você pode questionar: se a principal característica do Mentor é sua bagagem e experiência, ter uma formação é obrigatório? A verdade é que não é obrigatório, mas é um grande diferencial, porque permite criar uma metodologia estruturada e focada, não apenas no passo à passo, mas também na postura necessária para desenvolver processos com níveis superiores junto aos seus mentorados. E você acaba renovando suas formações a cada ano, porque o processo é enriquecedor e apaixonante 😊.

4

Nos programas de Formação de Mentores percebo como existe uma prontidão de ver o outro crescer, de fazer parte daquela história mostrando sim, o “caminho das pedras”. No entanto, quando o executivo é treinado para exercer este papel, ele aprende um processo que possibilita fazer o seu mentorado evoluir ampliando autonomia e consciência sobre si, seus talentos, valores, necessidades, metas e não só dentro da empresa, mas integrando o Eu pessoal e o Eu profissional.

Quem está neste papel entende as suas funções como Mentor, envolvendo ações de Carreira que acentuam o aprendizado de papéis organizacionais, o desenvolvimento da

carreira e preparam o indivíduo para um bom desempenho em cargos superiores e funções Psicossociais, que afetam o indivíduo em um nível mais pessoal, construindo sua autoestima dentro e fora da organização. Essas funções são exercidas através de confiança mútua e de crescente intimidade na relação interpessoal. (Kram, 1998).

O mentor tem potencial de instigar mudanças, proporcionar novas perspectivas, apoiar a formação dos líderes do futuro, é ganho mútuo! ✨

VOCÊ TEM UM MENTOR?

Acredito que em algum momento da sua vida, você já desejou ter alguém mais experiente ao seu lado apoiando uma decisão difícil, falando “as palavras certas”, demonstrando o melhor caminho ou ainda acelerando o seu aprendizado em algo muito importante. Ter um mentor pode ser tudo isso ou ainda mais.

Como a mentoria tem sua base na parceria, com ausência hierárquica e foco nos objetivos do mentorado, muitos profissionais que passam pelo processo relatam como amadurecem mais rapidamente, ficam ainda mais motivados, confiantes em assumir desafios maiores por saber que haverá suporte, notam diminuição na ansiedade e no stress, ganham visibilidade dentro da empresa, crescem profissionalmente e pessoalmente.

 Se neste momento você está pensando em ter o seu mentor, vale algumas reflexões antes de escolher a pessoa certa 😊!

  1. Quais são os seus objetivos com a Mentoria e com seu/sua Mentor(a)?
  2. Quem são as pessoas que poderão te ajudar a alcançar estes objetivos?
  3. Qual a experiência desta pessoa, como poderá contribuir com seus objetivos?
  4. Por que você está escolhendo este/a mentor/a? Quais são os valores que tem em comum? O que você admira? O que te inspira nesta pessoa que você quer como seu/sua mentor/a?

Espero que este artigo seja um convite para que você pense na possibilidade de ter um Mentor, ou dependendo do seu momento de vida e carreira, que considere atuar como um Mentor profissional ou ainda, de apresentar o Processo de Mentoria para sua empresa! 😉

Aproveito para agradecer meus mentores, sem cada um deles eu não estaria agora vivenciando o meu propósito! 🧡

Fontes: Goldvarg, Damian| Erlich, Paulo | R.Bell,Chip | Kram, Kathy| ICI |VB Mentoria e Coaching

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você também pode se interessar por: