Blog da VB

Você planejou a sua carreira ou deixou acontecer?

Copy of Untitled
Geórgia Villas Bôas

Geórgia Villas Bôas

Muitas vezes ouvi de amigos e clientes, ao comentarem sobre a carreira, frases como: “as coisas foram acontecendo comigo, eu não planejei nada de fato!”. “deixo a vida me levar”.  Penso: será mesmo que as coisas foram acontecendo de forma natural? Por acaso, a pessoa não fez movimentos mesmo sem perceber? 🤔

Conduzindo diversos processos é possível notar que muito do que aconteceu (e ainda acontece) na nossa trajetória profissional foi resultado de nossas atitudes, conversas, situações e até de colocações certeiras no momento “ideal”. Acredito que muitos podem não ter feito um planejamento profissional de fato, aquela coisa estruturada, com metas bem estabelecidas, checagem do SMART, plano de ação etc.  Agora, imagina 💭 se você tivesse começado a pensar e estruturar a sua carreira desde cedo? Se tivesse um acompanhamento profissional desde a escolha do curso universitário?  O que teria sido diferente? Talvez  mais consciência de todo caminho percorrido e seus motivadores para que chegasse onde está? Mais satisfação pessoal e profissional? Estaria mais feliz? 😬

Quando conseguimos ter nossos valores, interesses e habilidades alinhados mais facilmente encontraremos o  que de fato importa para a realização profissional. ⬇️

É por acreditar que o mercado de trabalho pode ter profissionais felizes 😊 com suas escolhas, eu falo tanto da importância do Coaching de Carreira para Jovens! Poder trilhar uma trajetória profissional  de forma mais consciente, mais satisfatória, vivendo oportunidades e experiências,  deveria ser um direito básico de todos nós.

Iniciar esse processo quando se está no  segundo ano do Ensino Médio, por volta dos 16 anos, permite ao jovem, consciente das exigências que começam a se desenhar à sua frente e ainda não entrou na loucura pré-vestibular, se dedicar muito mais ao Coaching e encontrar respostas que farão diferença na sua vida profissional! 

A expectativa é que o jovem saia com uma escolha sólida e tranquila, super motivado com tudo o que vai acontecer na sua vida dali para frente. O grande objetivo é fazer com que ele se enxergue o protagonista da sua carreira mesmo antes dela ter começado, entendendo que a trajetória estará em suas mãos. 

QUEM DECIDE: PAIS OU FILHOS?

A verdade é que os pais têm uma grande preocupação com o momento de escolha da carreira pelos filhos, afinal de contas, eles já passaram por esse momento e têm consciência de todos os anseios, receios, medos e dúvidas que estão pairando pela cabeça do jovem nesse momento.

Porém, a participação dos pais nesse processo é como expectadores, quem brilha é o filho! 

Geralmente, o primeiro contato com o coach é feito pelos pais e aí sim o jovem entra em cena e decide se realmente quer mergulhar nesse processo. Não adianta os pais terem qualquer desejo se ele não for genuíno no futuro Coachee. Por isso, eu sempre digo, 👉 alinhem suas expectativas em casa antes de iniciar qualquer processo. 

É de extrema importância o jovem se sentir seguro e confiante durante todo o Coaching, tendo o apoio dos pais para fazer sua escolha de forma mais tranquila.

“O Coaching de Carreira para Jovens é um processo onde desenvolvemos uma parceria para aumento da Consciência do que o Jovem deseja para sua carreira através da descoberta de seu Potencial e dos seus valores, com isso, ele aumenta sua Autoconfiança para investir em uma carreira que seja consonante com seus desejos e na qual quer se dedicar!”

Ivana Hilgert, Coach e Psicóloga @ivanahilgertpsicologia

FONTE: Se você, pai ou Coach, tiver mais dúvidas sobre o Coaching para Jovens, você encontra informações mais detalhadas sobre o processo no ebook “Coaching De Carreira para Jovens”, disponível na Amazon – https://amzn.to/2Pjq9ef 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você também pode se interessar por: