Compartilho neste artigo o que aprendi no Webinar realizado pela ICF Brasil sobre Ética na Prática- Informações e Reflexões / Apresentação: Comitê de Ética ICF Brasil.
Conforme matérias divulgadas, entre 2010 e 2014, o número de profissionais de Coaching no país aumentou em 300%, fica difícil o cliente identificar quem são os profissionais sérios diante de tantos “especialistas com a fórmula mágica do sucesso e da felicidade”.
Ter um Código de Ética neste cenário, torna-se ainda mais importante para que o Coach possa ter de forma clara o seu papel referente a questões de postura, confidencialidade, conflitos de interesse e o desenvolvimento contínuo das suas competências profissionais.
A proposta do Webinar foi de apresentar como é a formação, atuação e os principais desafios do Comitê de Ética ICF Brasil e ampliar a visão dos Coaches participantes quanto as principais dúvidas envolvendo a nossa atuação e postura.
Sobre o Comitê de Ética – ICF Brasil
O comitê tem como missão por meio de treinamento e outras ações educar o mercado para que utilizem adequadamente os processos de Coaching no Brasil.
Receber, avaliar e resolver as denúncias feitas, também é uma importante responsabilidade deste comitê.
* E quem denuncia? Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, independentemente de ser membro ICF.
* Processo: as denúncias devem ser feitas por escrito e identificadas, via canais de comunicação do comitê. (e-mail: comitedeetica@icfbrasil.org ou site)
O Código de ética apresenta dividido em 5 seções, 28 comportamentos esperados do Coach em sua conduta profissional, quando este torna-se membro ICF. No link a seguir, você tem acesso ao documento: https://www.icfbrasil.org/icf/codigo-de-etica
Durante o encontro muitas dúvidas foram esclarecidas e relaciono as principais:
1. Uso correto da logomarca em cartão de visitas, papelaria e sites
Se você é um Coach credenciado pessoalmente pela ICF como ACC / PCC ou MCC e sua credencial está válida, deve colocá-la ao lado do seu nome, deixando de forma clara para o mercado que esta credencial pertence a você. A mesma recomendação segue para o site e papelaria em geral, o logo de membro associado ICF também pertence a sua pessoa física e não a instituições.
2. Programas de treinamento
ICF oferece 3 tipos diferentes de aprovações de programas: ACTP / ACSTH/ CCE. Estes são selos específicos para pessoa jurídica e pode ser usado (se válido) no detalhamento do programa. O Comitê ressaltou que ICF não tem programas próprios de formação.
No link você tem informações completas https://www.icfbrasil.org/acreditacao-de-programas-de-formacao
3. Rede de Coaches
Algumas empresas ao apresentar a equipe de coaches colocam o selo ICF ou as credenciais ACC, PCC ou MCC em sites e materiais institucionais, passando para o mercado a mensagem que todos os coaches apresentados, são membros ICF e possuem credenciais. Muitas vezes, isso não é verdade. Apenas alguns Coaches são membros ou credenciados pessoalmente.
O correto é que cada Coach tenha a sua credencial válida ao lado do seu nome / CV. É fundamental estar claro para quem contratará o processo, seja PJ ou PF, entender qual credenciamento aquele Coach realmente tem junto ICF.
4. Fazer Coaching com Familiares
Não há proibições no código de ética, você não encontrará por escrito: “não pode”. Foi levantado para reflexão o ponto de divisão de papéis: O Coach pode ter a maturidade, mas como a outra parte lida com isso? Até que ponto isso pode entrar em conflito de interesse? Somos humanos, temos pontos cegos, crenças limitantes…Manter a neutralidade pode ser difícil.
Eva Hirsch, Coach MCC e membro do comitê, ainda complementa sobre a “régua ética”, uma pergunta a ser feita para apoiar esta questão: “O que está melhor a serviço do cliente?”, “Qual a melhor ação que atende o interesse dele?” (cliente / Coachee).
5. Posso atender o Líder e o Liderado ao mesmo tempo?
Mais um caso onde você não encontrará por escrito: “não pode”, no código de ética. O comitê defende: vale o bom senso!
Primeiro deve-se fazer a leitura da empresa, da cultura, do que funciona ou não naquele ambiente. Talvez nas empresas mais hierarquizadas possa não ser adequado.
Outro ponto fundamental é ter clareza sobre o impacto que pode gerar no Coachee: Desconforto? Insegurança? Neste caso, não seria mais adequado evitar?
Vale uma conversa com o Coachee sobre a situação.
**Qual o nosso papel como Coaches membros ICF?**
O comitê deixou muito claro que não se impõe o Código de Ética a outras escolas que não são acreditadas pela ICF. Mas aquelas que passaram pelo processo e conseguiram acreditação seguem e respeitam este código. Não podemos exigir que todos os coaches sigam o Código de Ética ou as 11 Competências Principais.
Qual o nosso papel como Coaches membros ICF? Apresentar ao mercado o que temos como diferenciais e proporcionar que a pessoa interessada em contratar um processo de Coaching (PJ /PF) possa fazê-lo com maior número de informações e de forma mais segura.
A principal missão de todos é de participar de um importante processo: educar o mercado quanto a utilização adequada e séria do Coaching no Brasil!
Geórgia Villas Bôas – georgia@vbassessoria.com.br Coach Senior pelo Integrated Coaching Institute // Membro ICF // Professional Certified Coach(PCC)// Instrutora do Coaching de Carreira® -ICI// Mentor Coach pelo Goldvarg Consulting Group// Consultora de Outplacement e Carreira
* Membros do Comitê de Ética ICF Brasil: Marcos Antônio Américo de Castro / Eva Hirsch Pontes/ Andréa Montrucchio / Deives Rezende/ Susana Azevedo