Imagem por JesusLeal na Pixabay.
Não tenho a pretensão de apresentar uma fórmula mágica que fará você voltar ao mercado de trabalho, assim que terminar este texto. Na verdade, este artigo é apenas o pontapé inicial para que, se desejar dar este passo, possa fazer de uma forma mais estruturada.
E que tal começar a refletir sobre VOCÊ E O SEUS TALENTOS?
- O que eu vou fazer agora? / Meus pontos fortes, talentos? Não tenho!!!
- Eu só cuidei de casa, marido e filhos nos últimos anos!
- Não tenho o que contar em uma entrevista.
Apesar de ouvir várias vezes estas frases durante os treinamentos posso garantir que não é verdade!!! Você faz muitas coisas desde que assumiu este novo papel, só precisa se lembrar disso!!!
Você desenvolveu muitas competências ao se tornar mãe, mas precisa acreditar e principalmente, valorizar!
Se você ainda tem dúvidas, vamos as pesquisas? Visitando o site: www.contrateumamae.com.br, veja o que encontrei:
“O Royal Holloway, da Universidade de Londres, por exemplo, publicou que a gestação aumenta as atividades neurais do lado direito
do cérebro – justamente a parte responsável pelas capacidades cognitivas ligadas a criatividade, relacionamento interpessoal e percepção/controle das emoções”.
O tema é amplo e este primeiro artigo vai te ajudar a lembrar: Quem é você? E quais são os seus talentos?
“Além de mãe da Gabriela, também sou uma pessoa comunicativa, questionadora, amo ensinar, aprender e trocar experiências…”
- Quem é você? Liste todos seus pontos fortes!!! Um texto generoso que descreve um pouco sobre você também ajuda viu?
- Não identifica nenhum talento em você? – Calma, tem uma dica: pergunte para as pessoas próximas quais são os seus principais pontos fortes… O que eles admiram em você… Vale mãe, pai, irmãos, melhor amiga, cônjuge…
- Quais são os seus Conhecimentos? Habilidades? Atitudes?
a. Liste seus conhecimentos: técnicos, cursos, formações, certificações, idiomas…
b. Relacione suas habilidades: O que você sabe fazer bem? O que você faz de forma natural? Quando alguém precisa de algo, o que eles pedem para você?
c. Reflita sobre o que você realmente quer fazer neste novo momento de carreira. Você pode ter conhecimento e habilidade para trabalhar com financeiro, mas não querer mais atuar nesta área.
d. Registre o que é importante e você não abre mão neste novo momento da sua vida: levar e buscar seu filho a escola, estar nas atividades e apresentações, ter a noite dedicada a família, não trabalhar de final de semana.
Este primeiro passo ajudará a refletir sobre possibilidades de atuação onde seus talentos são importantes e necessários!
Sucesso nesta primeira etapa! Até o nosso próximo encontro neste espaço que é nosso! Deixe seu comentário e sugestões 😊
Geórgia Villas Bôas
Mãe da Gabi 😊!