Normalmente quando inicia o ano muitos escrevem as suas metas pessoais e profissionais. Se você buscar sobre o tema no Google, são diversos os artigos que orientam, fornecem dicas e até listas prontas para facilitar o trabalho.
Eu confesso que faço parte deste grupo que cultiva este hábito e faço minha lista logo no final do ano para iniciar o próximo com tudo organizado 😊!
Ainda tem a checagem de cada meta, se estão bem específicas, mensuráveis, atingíveis, com total relevância e temporal (com prazos bem definidos).
No entanto a cada ano que passa percebo que apenas fazer a lista não é suficiente para mim … Eu quero mais do que saber O QUE fazer e sim COMO fazer, considerando que o caminho para atingir cada meta tenha impacto positivo de uma forma mais ampla, para outras pessoas também.
De todos os pontos checados (SMART) já citados acima, eu percebi que responder a pergunta da relevância: “Por que atingir esta meta é tão importante para mim?” entrega outro significado em minha ação, e as vezes, até a meta é revista. Para continuar na minha lista, tem que realmente ser importante, merecer atenção e ao ser alcançada, que eu experimente valores que são imprescindíveis no meu momento de vida.
- De qual forma você pretende agir para atingir as suas metas?
- Qual impacto você quer gerar durante a busca as suas metas? Nos ambientes, nas pessoas, no mundo?
- Qual marca pretende deixar em cada lugar/relação?
Pensar além das metas pode fazer o caminho para alcançá-las mais consistente e principalmente energizante! Não é raro conhecer profissionais que alcançaram todas as suas metas e estão infelizes… Por isso, pense em sua missão/propósito e considere explorar de forma mais profunda o tema!
Cada post / artigo neste blog é mais um espaço para trocas de
conhecimento! Deixe seus comentários 😉!
Geórgia Villas Bôas