Eu cresci muito profissionalmente, mas principalmente pessoalmente quando comecei trabalhar com clientes que desejavam rever, modificar, expandir e/ou avaliar a carreira.
Cada cliente tem seus valores, necessidades, objetivos e um cenário particular, e quando busca por um profissional para apoiá-lo neste caminho, ele espera que realmente possa ser compreendido em suas inquietações e sair mais forte do processo contratado, seja qual for.
Percebo que a postura do profissional faz total diferença para o cliente e se adaptar a cada um é um desafio incrível!
Entender que muitas vezes o processo que você faz não é a melhor opção para o cliente ou ainda, você não é o melhor profissional para a demanda dele, também pode ser um desafio dependendo do seu momento como profissional.
Quando estou em sala com outros profissionais que atuam com Outplacement, Consultoria de Carreira, Mentoring, Coaching e Treinamento, muitas são as dúvidas que surgem, por exemplo:
- Se eu trabalho com coaching e recolocação, posso fazer os processos paralelamente com o mesmo cliente?
- Se o cliente quer ir por um caminho, que pela minha experiência não vai dar certo, como faço para mostrar isso a ele?
- Notei que eu tenho dificuldades com clientes que tem um ritmo diferente do meu, demoram para pensar e responder … Como lidar com isso?
Ter um espaço para compartilhar experiências, revisitar conceitos e ampliar conhecimento na forma de atuar com processos que envolvem Carreira é fundamental para o aprimoramento do profissional. Além de fortalecer a minha formação em instituições reconhecidas, acredito fortemente em grupos de estudos com profissionais da área, processos de mentoria e supervisão com os mais experientes. Ter uma postura voltada ao aprendizado contínuo, sempre!
Sobre as questões acima, deixo algumas reflexões que podemos ampliar, com seus comentários no artigo!
- No código de ética* está muito clara a importância de explicar ao cliente a diferença dos processos existentes, para que ele possa definir qual o melhor caminho a seguir. Se ele ainda não tem a definição do seu próximo passo na carreira, talvez o coaching seja mais eficaz que a recolocação no primeiro momento. Você desenvolver com este cliente, 2 processos simultâneos e com objetivos diferentes, o quanto você acredita ser ético? E o seu papel: coach ou consultor? (*https://www.icfbrasil.org/icf/codigo-de-etica)
- Acredite no cliente e no seu potencial de tomar as suas decisões! A sua experiência foi algo seu e não representa a realidade do cliente. Você, no seu papel profissional, está seguro para apoiá-lo? Quais são os motivos que o leva a acreditar que sabe qual o melhor caminho para seu cliente?
- Os clientes têm ritmos diferentes e você, seja qual for o seu papel: coach, consultor ou mentor precisa verificar em qual momento e por quais motivos, isso “pega” você! Em Coaching temos processo de Supervisão que auxilia o coach ver seus pontos cegos e aperfeiçoar sua postura em seus atendimentos.
E você, como busca aprimorar o seu desenvolvimento?