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Sim, nós Coaches temos um Código de Ética!

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Geórgia Villas Bôas

Geórgia Villas Bôas

Compartilho neste artigo o que aprendi no Webinar realizado pela ICF Brasil sobre Ética na Prática- Informações e Reflexões / Apresentação: Comitê de Ética ICF Brasil.

Conforme matérias divulgadas, entre 2010 e 2014, o número de profissionais de Coaching no país aumentou em 300%, fica difícil o cliente identificar quem são os profissionais sérios diante de tantos “especialistas com a fórmula mágica do sucesso e da felicidade”.

Ter um Código de Ética neste cenário, torna-se ainda mais importante para que o Coach possa ter de forma clara o seu papel referente a questões de postura, confidencialidade, conflitos de interesse e o desenvolvimento contínuo das suas competências profissionais.  

A proposta do Webinar foi de apresentar como é a formação, atuação e os principais desafios do Comitê de Ética ICF Brasil e ampliar a visão dos Coaches participantes quanto as principais dúvidas envolvendo a nossa atuação e postura.

Sobre o Comitê de Ética – ICF Brasil

O comitê tem como missão por meio de treinamento e outras ações educar o mercado para que utilizem adequadamente os processos de Coaching no Brasil.

Receber, avaliar e resolver as denúncias feitas, também é uma importante responsabilidade deste comitê.

* E quem denuncia? Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, independentemente de ser membro ICF.

* Processo: as denúncias devem ser feitas por escrito e identificadas, via canais de comunicação do comitê. (e-mail: comitedeetica@icfbrasil.org ou site)

O Código de ética apresenta dividido em 5 seções, 28 comportamentos esperados do Coach em sua conduta profissional, quando este torna-se membro ICF. No link a seguir, você tem acesso ao documento: https://www.icfbrasil.org/icf/codigo-de-etica

Durante o encontro muitas dúvidas foram esclarecidas e relaciono as principais:

1. Uso correto da logomarca em cartão de visitas, papelaria e sites

Se você é um Coach credenciado pessoalmente pela ICF como ACC / PCC ou MCC e sua credencial está válida, deve colocá-la ao lado do seu nome, deixando de forma clara para o mercado que esta credencial pertence a você. A mesma recomendação segue para o site e papelaria em geral, o logo de membro associado ICF também pertence a sua pessoa física e não a instituições.

2. Programas de treinamento

ICF oferece 3 tipos diferentes de aprovações de programas: ACTP / ACSTH/ CCE. Estes são selos específicos para pessoa jurídica e pode ser usado (se válido) no detalhamento do programa. O Comitê ressaltou que ICF não tem programas próprios de formação.

No link você tem informações completas https://www.icfbrasil.org/acreditacao-de-programas-de-formacao

3. Rede de Coaches

Algumas empresas ao apresentar a equipe de coaches colocam o selo ICF ou as credenciais ACC, PCC ou MCC em sites e materiais institucionais, passando para o mercado a mensagem que todos os coaches apresentados, são membros ICF e possuem credenciais. Muitas vezes, isso não é verdade. Apenas alguns Coaches são membros ou credenciados pessoalmente.

O correto é que cada Coach tenha a sua credencial válida ao lado do seu nome / CV. É fundamental estar claro para quem contratará o processo, seja PJ ou PF, entender qual credenciamento aquele Coach realmente tem junto ICF.

 4. Fazer Coaching com Familiares

Não há proibições no código de ética, você não encontrará por escrito: “não pode”. Foi levantado para reflexão o ponto de divisão de papéis: O Coach pode ter a maturidade, mas como a outra parte lida com isso? Até que ponto isso pode entrar em conflito de interesse? Somos humanos, temos pontos cegos, crenças limitantes…Manter a neutralidade pode ser difícil.

Eva Hirsch, Coach MCC e membro do comitê, ainda complementa sobre a “régua ética”, uma pergunta a ser feita para apoiar esta questão: “O que está melhor a serviço do cliente?”, “Qual a melhor ação que atende o interesse dele?” (cliente / Coachee).  

5. Posso atender o Líder e o Liderado ao mesmo tempo?

 Mais um caso onde você não encontrará por escrito: “não pode”, no código de ética. O comitê defende: vale o bom senso!

Primeiro deve-se fazer a leitura da empresa, da cultura, do que funciona ou não naquele ambiente. Talvez nas empresas mais hierarquizadas possa não ser adequado.

Outro ponto fundamental é ter clareza sobre o impacto que pode gerar no Coachee: Desconforto? Insegurança? Neste caso, não seria mais adequado evitar?

Vale uma conversa com o Coachee sobre a situação.

 **Qual o nosso papel como Coaches membros ICF?**

O comitê deixou muito claro que não se impõe o Código de Ética a outras escolas que não são acreditadas pela ICF. Mas aquelas que passaram pelo processo e conseguiram acreditação seguem e respeitam este código. Não podemos exigir que todos os coaches sigam o Código de Ética ou as 11 Competências Principais.

Qual o nosso papel como Coaches membros ICF? Apresentar ao mercado o que temos como diferenciais e proporcionar que a pessoa interessada em contratar um processo de Coaching (PJ /PF) possa fazê-lo com maior número de informações e de forma mais segura.

A principal missão de todos é de participar de um importante processo: educar o mercado quanto a utilização adequada e séria do Coaching no Brasil!

Geórgia Villas Bôas – georgia@vbassessoria.com.br Coach Senior pelo Integrated Coaching Institute // Membro ICF // Professional Certified Coach(PCC)// Instrutora do Coaching de Carreira® -ICI// Mentor Coach pelo Goldvarg Consulting Group// Consultora de Outplacement e Carreira

 * Membros do Comitê de Ética ICF Brasil: Marcos Antônio Américo de Castro / Eva Hirsch Pontes/ Andréa Montrucchio / Deives Rezende/ Susana Azevedo

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