Blog da VB

Mudar de emprego está na sua lista para este ano?

Copy of Untitled
Geórgia Villas Bôas

Geórgia Villas Bôas

VOCÊ SABE QUAL SERÁ O SEU PRÓXIMO PASSO?​

A Catho realizou uma pesquisa em 2020, com mais de 7 mil profissionais, que trouxe à tona a grande porcentagem de 90% de brasileiros que querem mudar de emprego! 

É um número bem alto e, provavelmente, existam ainda mais pessoas para encorpar essa porcentagem e os motivos são variados, entre os principais estão: a busca por uma remuneração maior, querer mais qualidade de vida e até mudar completamente o segmento de atuação, etc.

Porém, a pesquisa mostra também que apesar da vontade de mudança, a grande maioria dos profissionais entrevistados continuam nos seus trabalhos e as razões são óbvias: medo de perder a estabilidade, medo de arriscar, medo da concorrência e não ter um currículo competitivo, entre outras. 😬

Não é nenhum segredo, ainda mais em tempos de crise, que a grande maioria das pessoas estão sem trabalho e entre as que têm, poucos exercem a carreira dos sonhos.

Felizmente, existem processos e profissionais que podem ajudar a tornar essa mudança e busca pelo trabalho desejado um pouco mais fácil. 😊 Neste artigo dedicarei espaço ao Coaching de Carreira.

“Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee/ Cliente (pessoa que passará pelo processo de coaching), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos.” (ICF)

Quando o foco é a carreira, as etapas envolvem investigação não somente da situação, mas de “Quem É” este cliente, apoiando a reflexão e análises do cenário, potencialidades e pontos fundamentais em um maior grau de honestidade, curiosidade, empatia e compaixão.

Você deve estar se perguntando 👉 ok, mas o que eu posso esperar desse processo?

De modo geral, além de mergulhar a fundo na sua trajetória profissional, compreender melhor como você funciona, identificar seus talentos, valores e forças, avaliar suas necessidades, revisitar seus resultados e impactos gerados no ambiente e o olhar para seu propósito, você ganha confiança, percepção, incentivo e inspiração ao reconhecer com maior segurança quais são os próximos passos e o que melhor se enquadra no seu modo de trabalho.

Porém, não se engane achando que o processo de Coaching de Carreira só é útil quando você está insatisfeito no seu cargo atual. Muito pelo contrário, pode ser uma ótima opção em todas as fases da sua carreira, como por exemplo:

🔸 na decisão do curso universitário;
🔸 nos primeiros anos ou logo após a faculdade colocando o jovem com bases mais sólidas, com ideias de futuro mais estruturadas e de acordo com seu perfil profissional, sem todos os achismos e fantasias dessa época da vida;
🔸 quando há necessidade de ampliar as possibilidades de carreira;
🔸 clareza de um novo passo de carreira, após a maternidade / sabático;
🔸 o planejamento de um novo passo após ou paralelamente a aposentadoria;
🔸 e muitas vezes, para maior compreensão das razões por não estar feliz, ainda que tenha “chegado lá”.

Em resumo, se você está aberto a novas ideias, mergulhar intensamente na sua trajetória profissional, disposto a sair da sua zona de conforto e com motivação para embarcar em um novo desafio, o Coaching de Carreira certamente é um processo que merece ser avaliado por você! 😉

Fonte: Pesquisa Catho / Artigo Forbes / Materiais desenvolvidos pela equipe VB Assessoria para Treinamentos

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você também pode se interessar por: