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Pensando em contratar um Outplacement?

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Geórgia Villas Bôas

Geórgia Villas Bôas

Geórgia Villas Bôas e Christine Gautier

Muitos profissionais, que buscam uma recolocação ou desejam explorar novas alternativas no mercado de trabalho, procuram por serviços de outplacement/recolocação. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para evitar frustrações e armadilhas na contratação destes serviços.

Um processo de Outplacement não garantirá a sua Recolocação!

Esta prestação de serviço tem como objetivo orientar, preparar e apoiar o profissional na busca de uma nova posição no mercado, facilitando este processo. Ainda que seja visto no mercado como um serviço de recolocação profissional, um programa de outplacement não garantirá um novo emprego. Mas, não tenha dúvidas que o profissional encerrará este programa muito mais “forte” e confiante em suas potencialidades e possibilidades.

Até pouco tempo atrás, o outplacement era, e em alguns casos ainda é, contratado pela empresa que tem um programa de demissão estruturado. Entretanto, mais e mais profissionais estão contratando este serviço por conta própria. Além de consultorias de outplacement, o profissional tem também a opção de contratar este serviço diretamente de um consultor de carreira autônomo.

Em geral, um programa de outplacement apoia o indivíduo em todas as etapas deste processo, incluindo a análise da carreira do profissional, definição de um próximo passo de carreira, suporte na elaboração do currículo e perfil nas redes sociais, planejamento e preparação do profissional para implantação de estratégias de exposição ao mercado, treinamento para entrevistas, utilização do networking, acompanhamento em processos seletivos e orientação em negociação de proposta de trabalho.

Dicas na contratação de um Outplacement

1.   Pesquise as opções conforme os seus objetivos

Se for contratar por conta própria, faça uma lista das suas necessidades e pontos que você considera fundamentais na contratação desta prestação de serviço. Em seguida, procure conversar com 3 consultorias e/ou consultores autônomos da área. Nesse contato inicial, busque entender detalhadamente o que será oferecido nesta prestação de serviço, incluindo:

– Escopo e Forma de Atuação: Quais são as etapas do programa, as atividades incluídas, sua profundidade e duração? Qual o total de horas de atendimento individualizado com o consultor? Que palestras são oferecidas nas diferentes etapas do programa? Que metodologia, testes de identificação de perfil e ferramentas de avaliação são utilizados? Quais treinamentos para entrevistas e networking são proporcionados? Como funciona a captação de vagas do mercado por parte da consultoria/consultor autônomo? Qual o grau de flexibilidade da consultoria/consultor autônomo para adequar a prestação de serviço às necessidades do cliente?

– Estrutura: Que estrutura física é oferecida? Tem uma equipe de apoio na captação de vagas do mercado? Que eventos com clientes e profissionais do mercado são proporcionados? Dispõe de horários de atendimento antes ou após o expediente para profissionais que estão economicamente ativos.

– Índice de sucesso e fontes de recolocação: Qual é o índice de clientes recolocados durante o programa e qual o tempo médio de recolocação? Qual é o percentual das diferentes fontes de recolocação (headhunters, networking, banco de vagas, internet, etc.)?

– Contrato e Honorários: A consultoria cobra uma taxa do cliente em caso da sua recolocação durante o programa? Em caso de desistência do programa por parte do cliente, os honorários serão devidos na sua integralidade? É possível o cliente dar continuidade às atividades quando a sua recolocação ocorrer antes do término de seu programa?

A ansiedade na busca por uma recolocação ou na troca de um emprego pode levar o profissional a aceitar a primeira proposta “maravilhosa” que surgir pela frente. Consultores ou consultorias sérias e experientes jamais garantirão uma recolocação e tampouco a geração de um determinado número de vagas e entrevistas para o profissional. A procura de emprego é um momento de fragilidade psicológica e, infelizmente, muitos caem em armadilhas e falsas promessas.

Após solicitar uma proposta formal de prestação de serviço, pesquise a reputação da consultoria ou do consultor autônomo na internet e com sua rede de relacionamento. Conversar com antigos clientes pode também ser uma boa prática para entender a qualidade dos serviços oferecidos.

2.   Conheça e escolha o consultor que conduzirá o processo

Também é recomendável conhecer e conversar com o consultor que o atenderá, afinal ele ou ela será o seu orientador ao longo de todo este processo. Será o seu consultor que conhecerá profundamente o seu perfil, suas necessidades, seus valores, sua trajetória, seus receios e com quem você contará para sair mais fortalecido desta jornada. Por tudo isso, é fundamental você conhecer o consultor antes de fechar a proposta.

Avalie o perfil, a experiência e a prática deste consultor, incluindo: sua formação e background, conhecimento e experiência na atividade oferecida, quantidade e perfil dos clientes atendidos, histórico de resultados, apoio aos clientes entre as reuniões, grau de personalização de seus serviços, técnicas e ferramentas empregadas e rede de relacionamento. O LinkedIn pode ser uma excelente fonte de informações. Acesse o perfil do consultor e verifique também possíveis recomendações que recebeu de antigos clientes.

3. Avalie as propostas e tome a sua decisão

As propostas devem apresentar a descrição do serviço, principais etapas para a sua realização, total de horas com o consultor através de agendas individuais, eventuais ferramentas de autoconhecimento, além de regras para gerenciamento de reuniões e condições comerciais. Observe se todos os pontos relevantes expostos na conversa com a consultoria e/ou consultor autônomo foram incluídos com clareza na proposta. Propostas incompletas ou insuficientes podem ser armadilhas.

Importante que na contratação deste serviço, seja de uma consultoria ou de um consultor de carreira autônomo, o profissional avalie qual a proposta que melhor se adequa às suas necessidades.

Seja o Protagonista!!!

Outplacement é feito para o profissional, independentemente da contratação ter sido realizada pelo antigo empregador ou pelo próprio indivíduo. O êxito neste processo depende largamente do engajamento do profissional. O consultor de carreira atua como um facilitador na busca de seus objetivos de carreira, mas somente você é o dono do processo. Portanto, ser o protagonista da sua história é essencial!

 

GEÓRGIA VILLAS BÔAS – georgia@vbassessoria.com.br / Consultora de Carreira com forte atuação em Coaching, Assessoria de Carreira e Desenvolvimento de Liderança desde 2007. Atende profissionais em diferentes momentos de carreira através da prestação de serviços de Outplacement, Programas com foco no Mercado e Coaching de Carreira. Instrutora de workshops, envolvendo temas como: Construção de CV, Entrevistas, Ações com o Mercado e Rede de Relacionamento. Facilitadora do Curso Coaching de Carreira (ICI) / Certificada Mentor Coach / Coach Sênior através do ICI e PCC – ICF.

CHRISTINE GAUTIER – chris.gautier@bebopconsulting.com.br / Consultora de Carreira com expertise em prestação de serviços de outplacement/recolocação, currículo e LinkedIn. Atendeu mais de 200 profissionais de variadas áreas, setores e backgrounds, incluindo executivos de diferentes nacionalidades. Atuou em grandes consultorias como Career Center e Impact Group. Possui formação em Administração de Empresas (FAAP) com MBA Internacional (Rotterdam School of Management – Universidade de Erasmus), Especialização em Consultoria de Carreira (FIA) e Curso de Formação em Coaching (ICI).

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